Edição 07
É inegável a grande influência que a Itália teve, e ainda tem, no design desenvolvido em várias partes do mundo, principalmente no Brasil. Depois de um pós-guerra, o país começa a se desenvolver prodigiosamente e é a partir desse momento que o “made in Italy” conhece seu sucesso internacional. “Um dos setores de maior desenvolvimento foi o automobilístico, sendo o carro um elemento emblemático da sociedade de consumo, assumindo um papel de influenciador e influenciado, ao mesmo tempo, por necessidades e gostos vigentes naquela época”*. A partir daí, outros setores, como o mobiliário e o de iluminação, acompanharam esse sucesso e se desenvolveram de forma a transformar seus criadores em verdadeiros ícones do design.
Baseado nesse contexto, a temática desta sétima edição da Revista iDeia faz um recorte sobre as influências da cultura italiana no design brasileiro. Para tanto, em nossas entrevistas internacionais, conversamos com os designers Francesco Zurlo, também professor e especialista em design estratégico e o diretor de criação da Fontana De Arte, Giorgio Biscaro. Já nas entrevistas nacionais, as fontes foram o diretor da Questto|Nó, Levi Girard, e com a designer e professora Suzanna Padovano.
Para a seção Perfil, abordamos dois italianos que atuam em áreas distintas: o arquiteto Maximiliano Fuksas e o designer radicado no Brasil, Giovanni Vannucchi. Já na seção Lighting, mostramos o trabalho de um dos nomes mais expressivos no cenário europeu, o lighting designer Maurizio Rossi.
Na seção Projetos, mostramos dois trabalhos extremamente primorosos: o do Museu de Ciências Naturais da PUC-Minas e o de uma residência, desenvolvido pela arquiteta Márcia Mundim.
Relembramos o belo e importante trabalho do designer italiano Achille Castiglioni na seção Ícones e, em Criador & Criação, falamos sobre a genialidade do considerado primeiro designer do mundo, Leonardo Da Vinci.
Para a seção Ação Social, mostramos o bonito trabalho desenvolvido por Tio Flávio, que está levando aos recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Santa Luzia um pouco de humanização e ressocialização através da arte.
E esta edição não estaria completa sem a generosa participação de nossos colaboradores, os designers Enrico Sales e Kátia Pêgo, que nos trazem artigos inteligentes e interessantes.
*Paula da Cruz Landim (citação)
Boa leitura